sexta-feira, 13 de março de 2015

#AlineTrip - Itaúnas

Oi.

Eu sei, to atrasada (de novo...), mais to aqui pra contar um pouco da minha mini- viagem do feriadão do carnaval. 
Amo viajar. Se pudesse viajaria todo final de semana. #sqnunca. 
Em dezembro de 2014 - tipo ontem - eu decidir que esse ano de 2015 eu iria viajar mais. E to conseguindo. \0/

Pois é, no feriadão do carnaval estive em Itaúnas - pra quem não sabe é uma pequena vila no norte do Espirito Santo. Fica próxima a divisa com a Bahia, e pertence ao município de Conceição da Barra. É meu cantinho particular, ou seja, não se atreva a falar mal de Itaúnas perto de mim. 

É um lugar tranquilo, pra quem quer calmaria e curtir praia. Casas simples, pousadas rústicas, comida caseira, poucos carros, assim pé no chão mesmo. Do jeito que eu gosto. 

É conhecida também como a capital do  forró pé-de-serra mais gostoso do mundo. Sério, você morre vendo os nativos dançando. Eu particularmente, sou rata de forró e  passo vergonha lá.









As Dunas

Itaúnas tem algumas das melhores vistas que eu já vi nessa minha vidinha. Assim que você enfrenta as dunas quentes, finíssimas e douradas que atingiam a 30 metros de altura que soterraram a vila entre os anos 50 e 70 é uma sensação de paralisia. Mas o vila renasceu do outro lado do Rio Itaúnas. A criação do parque estadual em 1991 garantiu que os seus diversos ecossistemas (manguezal, dunas, restingas, Mata Atlântica e alagados) e suas praias fossem protegidas. No local também está presente o Projeto Tamar, que cuida da preservação de tartarugas marinhas.









O por do sol neste lugar é indescritível. As melhores fotos saem daqui. Momento de agradecer ao Papai do Céu por poder enxergar toda essa beleza, e reconhecer sua imensa sabedoria. 

O verdadeiro paraíso natural. As praias são de tirar o folego de tão lindas. 

As praias mais conhecidas são a Praia Central e Riacho Doce que marca a divisa com a Bahia. Porém com um pouquinho de paciência e com um carro bom pra aguentar estradas de chão, você encontrará praias lindass. 

A praia Costa Dourada é minha indicação para as famílias. Afastado da Vila, precisa levar seus mantimentos caso fique o dia todo, mais vale muito a pena. A praia é cercada por um "muro" que deixa a vista mais linda ainda.







A praia Riacho Doce é conhecida com uma das mais bonitas e mais desertas do Brasil. Não é das minha favoritas, mais não deixa de ser bonita. Para chegar à praia, você terá que andar por aproximadamente 12 km desde o Centro da Vila, na mesma estradinha de terra que dá acesso à praia central (sim, aqui você pode ir de carro). Prepare-se para sacolejar por entre labirintos de eucalipto (plantados ou cortados) e sentir as "costelinhas na estrada". Porém o visual da estrada é lindo e muito bom pra tirar fotos. 










O povo de Itaúnas é um povo  bem humorado e criativo. Jamais se perderá no caminho a praia Riacho Doce, pois tem espalhado pela estrada plaquinhas divertidas para guiar a galera e cuidar do visual alucinante. 





Algumas fotos são da outra vez que estive lá, e tirei do fundo do baú. 

A Vila tem muitas opções de comidas. São moquecas, açaí, lanches e por ai vai. Preciso destacar dentre todos o melhor cantinho pra comer em Itaúnas. Fiquei igual retardada dessa vez pensando o por que não fui lá antes.

 É o CrepeSambaKone. É só o melhor crepe que já comi. O atendimento é fora de série, a comida é muitooooooo boa, o restaurante é lindo e rola a noite toda um samba/reggae delicia de ouvir. No dia que estivemos lá era a banda Babulina que tava mostrando seu som. E eu claro, viajei e esqueci de tirar fotos lá dentro.

Entre outros restaurantes no centro da Vila ainda temos o Restaurante e Pizzaria Lobo do Mar, Restaurante Sapucaia, Restaurante do Cizinho.

Enfim, é um destino que vale muito a pena ir. É cultura, diversão, lazer e muito mais. Itaúnas não é só forró! 

Dica: A época mais movimentada da Vila é no Reveillon e no Festival Nacional de Forró (FENFIT) que já vai para a sua 15º edição que vai rolar dos dias 18 a 25 de julho de 2015. Quem vai??

O Espirito Santo é lindo e existe muitos lugares para conhecermos. Temos que dar mais valor ao que temos aqui pertinho da gente. #descubraoES

Sempre que fizer uma viagem vou preparar um roteiro para mostrar para vocês, ok?!

E ai, gostaram??


Bjos,

Aline Roffes.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário